Construindo um Sobrado, Destaque, Dicas

Infiltração na laje!


Bom, esse é um post triste mas que serve dica, sobre o tratamento insuficiente da laje que causou infiltrações no volume da escada. O que me consola é ver e entender que em outras obras e casas sempre tem algo que não prestou com o tempo de uso, apresentou problemas também. Já estou começando a suar pelos olhos… tá, mas vamos lá.

Infiltração na laje

O pé-direito do vão da nossa escada não tem telha. É apenas laje, exposta ao sol, chuva, geada, neve, tornados, ventos, granizo e tudo mais que acontece lá na rua. Na foto abaixo, é possível ver o volume da escada. A laje, fica lá em cima, no topo do volume.

Volume da escada

Mas o nosso pedreiro disse: “Vou fazer com caimento e passar 3 camadas de Selamix…tá garantido”. Mas não foi o que aconteceu, depois de 6 meses. Olha como ficou:

E esse foi o estrago pelo lado de dentro: tinta mofada, e manchas nas paredes, como voces podem ver logo abaixo:

Então aí vai uma dica que aprendi em uma loja de construção: Selamix funciona melhor para conter a umidade que vem POR BAIXO e não POR CIMA, porque com a exposição do tempo a superfície sofre com temperatura quente e fria, “trabalhando”, criando rachaduras e fissuras.

Solução para infiltração na laje:

Havia duas soluções:

  1. Impermeabilizar com um impermeabilizante especial líquido e emborrachado;
  2. Assentar piso cerâmico.
  3. Não fazer nada e deixar assim mesmo

Cada uma das opções tinha suas vantagens e desvantagens. A primeira opção era a mais recomendada e mais cara, enquanto a segunda era mais em conta mas era um “jeitinho” e não uma solução. Logo, preferimos investir na primeira por ser a solução profissional e com garantia de 5 anos.

Depois de muita pesquisa e conversa, optamos pela marca ImperTotal que sela, impermeabiliza, elimina fissuras, resistente à maresia, substitui o piso e a manta asfáltica. (site do fabricante aqui). Mas não é barato, gastamos aproximadamente R$ 500,00 para o procedimento completo em uma área de apenas 7mt².

A aplicação é simples, é como tinta e pinta com rolo mesmo. Eu mesmo apliquei para não pagar mão-de-obra. Está aí o resultado:

Depois de tudo, só estou aguardando a laje secar bastante para pintar novamente o vão da escada, que vai ser super simples porque nossa tinta interna é fosco, e ela aceita “emenda” ou retoque apenas nas áreas comprometidas sem dar diferente na cor da parede 🙂

É isso, e a grande última dica é: não brinque com água, não economize quando o assunto é água!

Abraços do Alan e da Raquel.

Anúncios

10 thoughts on “Infiltração na laje!”

  1. Olá Alan, tenho acompanhado o processo de construção de sua casa, pois eu e meu marido estamos também numa empreitada do tipo. Calhou que precisamos impermeabilizar uma parte de sacada que ficará ao ar livre e já observamos que com chuva ocorre infiltração. Gostei da sua dica e vou utilizar este material, já que o indicado pelo pedreiro deve ser o mesmo que vc utilizou, apenas com nome diferente. Obrigada! Adoro seus posts e a sua casa é linda!

    Josiani

    Curtido por 1 pessoa

    1. Josiani, que bom que podemos ajudar a você planejar a impermeabilização da sua obra. A dica que eu daria é: não brinque com água! Ela precisa de quase nada para infiltrar e fazer um baita estrago. Se precisa de mais detalhes me chama no whatss 51-9-99880070 e te explico direitinho sobre o produto e as especificações e como usa pra você orientar os seus pedreiros, se ainda quiser. Abraço!

      Curtir

  2. Oi Alan!
    Que situação mais chata essa.. poxa vida…
    Na minha obra nós também temos um pedaço da laje que ficará exposta, assim como a sua. No entanto, nós fizemos a caída de água mas também passamos 6 camadas de uma manta líquida da quartzolit, que é própria para esses casos. Mas confesso que depois do seu relato me voltou esse medo de ter problemas com isso.. Bom, depois me diga se vc conseguiu resolver o problema com a manta que vc usou.
    Estou na torcida para que tudo tenha se resolvido!

    Abraços,
    Lidiane
    https://segurashouse.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Lidiane…que bom que você pode passar essa manta líquida…é caro mas é o mais indicado. Água é um problema e ela não tem pressa para fazer estrago…nunca é rápido, ela sempre vem aos pouquinhos e estraga tudo :/ Aqui faz 2 meses, entramos no inverno e teve muitas chuvas e parou a infiltração. Resolvido!

      Curtir

  3. Oi Alan
    Nossa, que chato esse problema de infiltração! Tive alguns problemas do tipo, mas devido a vazamento na tubulação de água no banheiro social e na cozinha, daí tivemos que quebrar a parede para corrigir.
    Para evitar infiltração nas marquises da casa, pedimos para o pedreiro colocar uns pedaços de tubulação com diâmetro pequeno e fizemos a caída de água para esses tubos, os quais foram pintados de branco para ficarem discretos. Além disso, passamos massa acrílica e pintamos com tinta acrílica semi brilho. Bom, choveu muito desde janeiro e, graças a Deus, não tivemos qualquer problema nas marquises, pois a água escorre toda.
    Espero que a infiltração na sua laje não volte.
    Abraços,

    http://acasadecaru.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Woooo caru! Que ótimo! Temos também essa tubulação de escoamento em algumas lajes com calhas e realmente funciona muito bem. Que bom que você se livrou dessa…hehehe.
      Grande abraço!

      Curtir

  4. Nossa Alan, que coisa eim!!! Isso dá uma raiva!!!
    Ainda bem que você já solucionou o problema e não o deixou se alastrar, como esta acontecendo lá na minha casa. Infiltração é coisa séria mesmo!!
    E pedreiro é tudo igual, só muda de endereço!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Priiiiiii….você está na ativa novamente! Obaa…coisa boa…já vou correndo lá para seu blog!
      Bah, que raiva né? Mas foi resolvido…o negócio é correr atrás do prejuízo! rsrsrs

      Grande abraço e Deus abençoe sua família!

      Curtido por 1 pessoa

  5. Oi, eu acho que a solução é colocar telha mesmo, telha de fibrocimento, aqui não arriscamos em deixar exposto deste jeito. Mas faz parte! Dos males o menor! Vcs vão dar um jeito de consertar
    Abracos

    Curtido por 1 pessoa

Pode comentar...queremos saber o que você tem a dizer!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s