Quer frio!

Aqui estamos com as temperaturas baixíssimas, tipo geladeira. A noite está fazendo média de 3 ºC e durante o dia 12 ºC. Temos previsão para 1ºC nesse inverno…brbrbrbbr

Previsão do tempo para Osório RS
Previsão do tempo para a região local.

Desse jeito, a única forma de aquecer é mexer o esqueleto, puxando, empurrando, subindo, descendo, arrastando, indo, voltando…fazendo uma boa limpeza na obra!!!!

Então, vamos as nossas impressões e experiências pessoais, sem a pretensão de  querer estabelecer metodologias e regras definitivas e milagrosas, combinado? 🙂

Limpeza dos vidros com cimento: Nunca esfregar o vidro com resíduos de cimento!

Nossos vidros estavam bem sujos com massa de cimento. Todos sabemos que a massa de reboco possui areia em sua composição, e aí mora o perigo, porque se tentarmos passar pano úmido ou seco, vamos esfregar as pedrinhas de areia sobre o vidro e vai riscar todo o vidro!!! Então, o que fizemos?

  • Compramos o Pisoclean LP (mais informações qui) indicado para superfícies polidas (vidro, porcelanato entre outros). O custo dele é R$ 14,00 e rende muuitooo!
  • Fizemos as diluições indicadas e colocamos num borrifador;
  • Ensopamos os vidros e conforme recomendação deixamos agindo uns 10 minutos.
  • Lavamos com mangueira para remover o cimento sem atrito com o vidro.
  • Ensopamos de novo os vidros e daí passamos com muito cuidado um pano úmido para retirar o restante dos resíduos;
  • Depois, é só utilizar normalmente o limpa vidro.

Limpeza dos vidros com respingo de tintas: Bom e velho Thinner!

Para complexificar a situação, não tinha apenas cimento, tinha tinta também nos vidros. Aí, o que resolveu muito bem foi uma estopa ensopada com o bom e velho Thinner. A tinta saiu facinho.

Thinner

Limpeza dos revestimentos cerâmicos (atenção: superfície que NÃO sejam polidas polida)

Se você possui revestimentos cerâmicos (revestimentos com a parte de baixo vermelho de barro), como eu tenho os pisos externos, sujos com respingos de gesso, rejunte e outras melecas, é possível limpar com Ácido Muriático, mas muito CUIDADO!!! É um ácido muito forte e pode causar queimaduras graves. Eu usei (não deixei a Raquel usar).

acidomuriaticoaplicacoes-do-acido-muriatico

  • Diluído com água na proporção de 1/2;
  • Usar luvas;
  • Pedaço de pano ensopado no produto diluído;
  • Passar levemente no revestimento;
  • Trabalhar na linha abaixo dos olhos;
  • Usar óculos também para não causar queimaduras nos olhos;
  • Não passar sobre o rejunte!!!

Limpeza do laminado

Aqui é bem delicado e simples.

  • Vassoura macia;
  • Pano levemente úmido + água + detergente neutro + ácool.

detergente

Limpeza do porcelanato

Usamos também o Pisoclean LP. Ele tira manchas grande, grossas de alguma meleca tipo cimento cola, gesso ou outra coisa grudenta. Para limpeza pesada utilizamos a proporção de 1/2 com água.

Ele também pode ser utilizado para limpeza diária, na proporção de 1/20 de água.

pisoclean

  • Produto diluído na proporção 1/2;
  • Derramar um pouquinho do produto sobre a meleca e deixar agir de 10 a 15 minutos;
  • Depois é só passar um pano úmido que a meleca sai facinho demais;

Remover manchas de tintas

Para tirar facinho mancha de tinta de qualquer superfície, tentamos muitas coisas, mas o que resolveu mesmo foi o Thinner puro. E não danificou nadinha. Mas muito cuidado com superfícies polídas como mármore, porcelanatos, granitos, revestimentos mais sensíveis.

Remover papel das louças de banheiro

Para remover aqueles papéis chatos das louças dos banheiros e lavanderia, não tem muito o que fazer…é retirar com esponja e água mesmo.
banheiro social cuba de sobreporlimpezapia

Dicas bônus

Nós fomos já a alguns finais de semana seguidos limpar a obra e isso ajudou muito. Eu sei que pode-se pensar: “eu não vou limpar para os pedreiros sujarem tudo de novo na outra semana..” Mas o fato é que a sujeira não desaparece e se não tirar ela só acumula. Por isso, preferimos fazer diversas pequenas limpezas para não tomar um susto no final da obra.

Quem já teve experiências por favor…conte como foi a limpeza da obra.

 

Anúncios

14 comentários em “Limpeza pesada da obra

  1. Como é bom visitar os blogs e sair deles com dicas boas… Não sabia disso do thinner e meus porcelanatos ainda estão cheios de respingo de tinta, acredita? rs… Eu tentei tirar, esfreguei bastante com detergente, mas não rolou.

    Ao contrário de você, não nos animamos muito pra limpar toda a sujeira da obra, e já se passaram 7 meses! hauahuahua… Mas a obra ainda não acabou por aqui.
    Deixa eu confessar… Nunca limpamos as janelas até agora, que vergonha… Estão todas cagadas, porque as pombas fazem ninho nas estruturas metálicas do beiral (que precisamos fechar com cimentícia), então já viu… Mas já estou planejando chamar uma profissa pra me ajudar nessa parte, porque tá tenso o negócio!

    Obrigada pelas dicas!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Thaís, agora nos últimos dias, confesso que para fazer algumas tarefas de limpeza e organização do terreno, acabamos pagando porque o cansaço pegou :/ O que der faça, mas se não tiver a fim, paga mesmo…kkkk

      Bom saber que o post ajudou…vou continuar me esforçando 🙂 Abç!!!

      Curtir

    1. Que bom que nos encontrou 🙂 Seja bem-vinda sempre Josy. Desde a fundação até hoje, foram 11 meses, mas pagamos uma temporada de inverno e muitas chuvas no começo. Enfim, depois de quase um ano, estamos aqui 😁.
      Qualquer dúvida, pode perguntar sempre!

      Até… abraços!

      Curtir

  2. Oi Alan!
    Ótimas dicas! Realmente limpar sujeira de obra não é algo muito simples, ainda mais nesse frio do nosso RS. Eu confesso que não teria coragem hehe iria ficar escondida dentro de casa, embaixo das cobertas, até a temperaturas aumentarem.
    Mas vocês estão certos em irem removendo aos poucos a sujeira. É muito mais facil tentar manter toda a semana do que ter que fazer uma limpeza super pesada no final. Fora a satisfação de ver a casa limpinha né?
    Parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom que gostou, depois volte e diga como foi a tua experiência…depois disso entendi que não existe limpeza difícil se você tiver produtos e ferramentas adequadas…eu sou homem e vou dizer, gostei demais de fazer limpeza com esses brinquedinhos 🙂

      Curtir

  3. Oi Alan,

    Eu já aqui lendo e anotando tudo, hehehe.

    A minha maior preocupação é que nesta semana choveu bastante, tem terra fofa (daquela bem vermelha e melequenta) na frente da obra por causa do aterro e meus porcelanatos no chão estão uma lama!!! (capricho ZERO dos pedreiros, podiam ter colocado umas estopas velhas pra limpar as botinas!!). E tenho porcelanato polido e esmaltado e acetinado! Só vou poder faxinar no domingo porque no sábado ainda vai ter muita gente instalando coisas por lá! E os rejuntes tem umas duas semanas! Será que com o piso clean vou conseguir limpar os rejuntes? Tomara!!!

    Obrigada por compartilhar as dicas, muito úteis!

    Lilian

    Curtir

    1. Oi Lilian,

      Nem me fale em areia em porcelanato!!! Que aflição. To achando que pedreiros não tem capricho em lugar nenhum…já ouvi um dizer: “não podemos nos preocupar com limpeza porque se não perdemos tempo, temos que nos preocupar em fazer e terminar a obra”. Mas em alguns casos é fato que não limpam e nem fazem rápido :/ Tenso!

      Rejuntes consegue limpar sim, sem problemas…se estiverem muito sujos, vai ter um pouquinho mais de trabalho, mas consegue sim. Para evitar o acúmulo de resíduos no chão, nós varremos e passamos pano toda a semana para não deixar a sujeira grudar e acumular nos pisos, rejuntes e rodapés.

      Ainda estamos só com o aterro e a areia dentro de casa não vai parar nunca se não tiver grama…é a única solução. Vamos providenciar loguinho, antes de comprar móveis e de ir morar…virou minha obsessão…kkkk

      Qualquer coisa, chama aí!!!

      Curtir

    1. Ana!!! Você tem um sobrado também! Faz parte da turma que já disse para alguém “pega as chaves lá em cima que eu esqueci” …kkkkkk Com certezíssima certeza, se é que existe essa palavra, vou acompanhar teu blog e encher de comentários tipo textão..kkkk

      Valew pela visita e volte sempre 🙂

      Curtir

Pode comentar...queremos saber o que você tem a dizer!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s