Vamos viajar na maionese e criar nossos próprios projetos em 3D???

Inicialmente, preciso dar os devidos créditos a Thaís do blog Meu Cafofo Pitoresco e a Niara do blog Lar Doce Lar que originaram a ideia desse post a partir dos comentários no post Projeto Cozinha.

Vou compartilhar as ótima opções de aplicativos para criação de projetos em 3D: Sketchup 2015 + Kerkythea. Com esses aplicativos, é possível criar, modificar e viajar na maionese em seus próprios projetos em três dimensões! Isso mesmo…você cria tudo sozinho com esses dois aplicativos que são gratuitos para uso pessoal. Esses aplicativos são indicações da Thaís.

SketchUp

O SketchUp é um programa de criação, visualização e modelagem 3D simples e eficiente. Com ele você passa suas ideias diretamente para um ambiente 3D intuitivo, ágil e flexível. Voltado para profissionais de arquitetura, design e interiores, o SketchUp proporciona uma grande economia de tempo na hora de fazer croquis, estudar a volumetria, fazer perspectivas e apresentações. Compatível com o AutoCAD, o SketchUp pode importar desenhos para que sejam trabalhados e também exportá-los para programas de renderização como o Kerkythea.

Veja o que é possível fazer com o SketchUp:

A seguir, seguem alguns links úteis sobre o SketchUp:

A seguir, segue um curso online, em vídeo aulas, de 10 minutos em média:

Para mais aulas acesse: aqui.

Kerkythea

Kerkythea é um software gratuito que funciona integrando os principais programas de modelagem 3D, renderizando melhor os desenhos e aprimorando os seus acabamentos. Utilizando este aplicativo junto de programas para realizar modelagens tridimensionais, como o SketchUp, fica mais fácil escolher os materiais para montar os esboços, melhorar os efeitos de cor e brilho desejados e esquematizar a iluminação sobre os desenhos de forma mais prática. Além de possuir uma interface simples e fácil de utilizar, o Kerkythea ainda conta com uma homepage cheia de manuais e discussões em fóruns, que poderão ajudar e melhorar a qualidade de seus trabalhos profissionais.

Veja o que é possível fazer com o Kerkythea:

Logo abaixo, seguem links bem úteis sobre o Kerkythea:

A seguir, vou compartilhar um curso online em vídeo aulas de 10 minutos em média:

Bônus: Cursos online e com certificado

Sketchup básico 20h
https://www.primecursos.com.br/sketchup-basico/

Decoração de ambientes 50 horas
https://www.primecursos.com.br/decoracao-de-ambientes/

Paisagismo 40 horas
https://www.primecursos.com.br/paisagismo-e-plantas-ornamentais/

Enjoy!!!

Fontes de pesquisas:

 

Anúncios

7 comentários em “Sketchup 2015 e Kerkythea para criação de projetos 3D

  1. Oi vizinho! Primeiramente parabéns pela iniciativa. Acredito que irá ajudar muita pessoas, que, assim como eu, estão cheias de ideias mas não sabe colocar em prática. Depois da dica da Thais do Cafofo, eu baixei hoje mesmo o sketchup e o Kerkythea. Comecei a usar, mas confesso que está sendo um pouco difícil, e acredito que essas vídeo aulas que você citou, com certeza vão me ajudar muito. Obrigada, obrigada e obrigada!
    Um abraço e bom final de semana!
    http://construindocomniaraearthur.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi vizinho!

    Adorei o post e obrigada pela lembrança, hehehe.
    Foi bom vc ter citado o Sketchup 2015, pois, até onde eu sei, ainda não tem uma versão do Kerkythea compatível com o Sketchup 2016.

    Muito boa a lista de aulas. Quando eu comecei a mexer com Sketchup, eu não vi nenhuma aula, por preguiça mesmo, e insisti em mexer nele sem ver tutoriais… Burrice! Várias coisas simples eu fazia das formas mais complicadas. Eu não sabia diminuir o tamanho dos modelos, aí baixava algum item (uma cadeira, por ex) no armazém com um tamanho absurdo, maior que a casa inteira, e não sabia que dava pra diminuir, aí desistia de usar haha

    E com o Kerkythea foi a mesma coisa, tentei usar sem tutorial… Primeiro que vc não consegue nem baixar direito sem ler a respeito antes. Um dia eu baixei, mas não conseguia usar, acho que não era compatível com minha versão do Sketchup e aí eu desisti. Até que um ano depois resolvi tentar de novo, dessa vez seguindo um tutorial, e deu certo. Mexer naquelas ferramentas sem ver um vídeo explicativo também é impossível.

    Quanto ao Kerkythea, pra uma renderização básica, é preciso saber ao menos fazer: espelho e superfícies espelhadas (pra porcelanato polido, por ex); inox / superfícies cromadas; e vidro / superfícies transparentes. Outras coisas a gente pode ir aprendendo com o uso, de forma intuitiva, testando ferramentas. Eu, por ex, até hoje não sei mexer com tecidos e não achei vídeo-aulas grátis sobre isso, então vou tentando fazer do meu jeito hahaha. Mesma coisa o dourado polido, acabei descobrindo sozinha um jeito de fazer, que não sei se é o mais adequado, mas que funciona.

    No mais, pra quem gosta de decoração e arquitetura vale muito a pena aprender a mexer nessas ferramentas! Uma coisa é vc imaginar um ambiente, outra coisa é ver o projeto ali, realista… Nossa, sorte que eu investi nesses programas, porque o tanto de ideia que eu achava que ia ficar bom, mas que no projeto ficava uma merda, vish… não é brincadeira hauahuahu

    Me empolguei aqui no comentário.
    Abraços!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bah, Thaís! Ótimo comentário e nada como opinião de quem conhece e usa mesmo os aplicativos. Qualquer link interessante, site, blog, docs que tu utilizas pode compartilhar e divulgar aqui…toda ajuda é bem válida!

      Obrigado pela contribuição!

      Curtir

Pode comentar...queremos saber o que você tem a dizer!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s